O escritório Stefano Boeri Architetti divulgou o projeto de um masterplan para Ramagrama Stupa, um local sagrado de peregrinação budista no Nepal. A proposta inclui um jardim rico em biodiversidade e um Prado da Paz, que circunda a reverenciada Árvore Bodhi. Localizado na região de Parasi, o município de Ramagrama possui um profundo significado cultural e religioso, abrigando uma porção preservada das relíquias de Buda.
A Stupa de Ramagrama é um local antigo que remonta à era inicial do Budismo. Como um testemunho da história, é um vale que ostenta a famosa Árvore Bodhi no centro. Abrigando uma mistura de diferentes espécies vegetais, a árvore simboliza a unidade presente nos ensinamentos budistas. Na tentativa de aprimorar o local, o escritório Stefano Boeri Architetti apresentou um plano mestre para a Stupa de Ramagrama.
"Este projeto representa um desafio extraordinário para nós: criar um centro significativo para oração, meditação e paz em um dos locais mais sagrados do Budismo. Respeitando o rico simbolismo dos textos budistas, propusemos a criação de um amplo Jardim Anelar de Biodiversidade ao redor da Stupa de Ramagrama com um alto nível de biodiversidade em termos de espécies vegetais. Ele cercará o Campo da Paz, uma ampla área para reuniões e meditação para os milhares de monges, peregrinos e visitantes que se aproximarão da Árvore Bodhi e da Stupa. Devido ao seu valor verdadeiramente universal e natureza colaborativa entre culturas e nações, este espaço se tornará um dos mais significativos projetos de patrimônio cultural em andamento no Nepal." – Stefano Boeri
Artigo Relacionado
Desert X AlUla anuncia datas de 2024 para a próxima edição na Arábia SauditaO projeto é centrado na Árvore Bodhi e na "Stupa" completa, ou seja, no santuário em forma de cúpula budista. Ao manter uma distância respeitosa para garantir acessibilidade para futuras pesquisas, a proposta busca introduzir uma abordagem gradual ao local sagrado. De fato, por meio de uma série de espaços, o projeto apresenta locais para contemplação.
O local é cercado pelo Jardim Anelar de Biodiversidade, um talude que abriga 80.000 plantas de 70 espécies diferentes. Além disso, o campo central é projetado para promover a meditação e a oração ao redor dos espaços culturais. O projeto considera as condições ambientais locais, tornando-o utilizável para monges e convidados durante todo o ano. O projeto também respeita as tradições arquitetônicas e reduz os impactos ambientais, priorizando materiais produzidos localmente.
Arquitetura espiritual e religiosa são frequentemente concebidas como espaços na natureza, encorajando a autorreflexão e momentos de profunda paz. Na África Subsaariana, diferentes mesquitas islâmicas são consideradas construções icônicas em todo o continente. Já no centro de Helsinque, no bairro de Töölö, encontra-se a Igreja Temppeliaukio, uma igreja luterana incomum embutida entre rochas de granito. Projetada pela Skidmore, Owings & Merrill (SOM), a nova Sociedade Cultural Budista Americana, conhecida como Templo San Bao, recentemente deu início à construção em São Francisco, Califórnia.